A área de transferência de tecnologia vem sendo um dos setores que mais contribuem para a aceleração do desenvolvimento do país. Com um ambiente comercial e industrial mais globalizado, as empresas, para driblar o aumento da concorrência, estão investindo mais em tecnologia e inovação.
Essa tecnologia se origina em centros de pesquisas de países altamente desenvolvidos, ingressando no país através de empresas estrangeiras que tenham negócios ou interesses no país, ou no âmbito interno, quando esse fluxo de informações e técnicas envolve pesquisas e empresas nacionais.
Os contratos de transferência de tecnologia são os instrumentos que estabelecem direitos e obrigações entre as empresas sobre a licença ou cessão desses bens, sempre tão valiosos pelo seu conteúdo inovador ou em potencial. Essa tecnologia, que ingressa no país ou que circula dentro de nossas fronteiras, encontra-se sob a forma de bens imateriais e, como tal, recebe um tratamento bastante peculiar.
O maior número de projetos aprovados vem de pequenas empresas inovadoras, como na área de software e em biotecnologia, essa inovação é a chave para as empresas brasileiras se tornarem competitivas, ganharem mercado e se internacionalizarem.