Depto. de Avaliação Econômica de Marcas e Patentes, Direitos Autorais, Fundo de Comércio e outros Valores Intangíveis.
A sua marca é o seu maior patrimônio.
A marca bem sucedida é eterna.
A marca é um ativo intangível, que para muitos negócios o nome da marca, e o que ela representa, é o seu mais importante ativo, contudo, por ser intangível, normalmente não está capitalizado no balanço patrimonial.
Muitas empresas brasileiras acrescentam o valor da marca ao balanço patrimonial. Considere-se, em primeiro lugar, que tal ativo intangível, pode facilmente exceder em valor os ativos intangíveis, e afetar a valorização das empresas perante o acionista. Segundo, justifica-se mais facilmente o valor de construção da marca que esteja com probabilidade de produzir resultados a longo prazo, sem tal informação, os acionistas concentram-se nos dados financeiros de curto prazo. A menos que a avaliação da marca seja defensável tecnicamente, e suportada por um laudo de avaliação contendo metodologia avaliatório, critério de avaliação, demonstrativos de informações, premissas e projeções etc., poderá resultar em questões legais.
A avaliação correta de valor econômico de bens intangíveis trará os seguintes benefícios para as empresas:
Aumento do imobilizado da empresa;
Aumento do ativo permanente e do patrimônio líquido da empresa;
Aumento de valor patrimonial de cotas ou ações permitindo alcançar um valor econômico da empresa mais alto para efeito de negociação societária ou no mercado acionário;